Como anda a saúde emocional na sua escola?

 

A SAÚDE EMOCIONAL é um tema de cada vez maior preocupação da comunidade escolar. Uma pesquisa realizada pela Associação Nova Escola (1) com mais de cinco mil professores brasileiros identificou que 66% deles já tiveram a necessidade de se afastar da sala de aula por problemas de saúde. Entre as principais queixas relatadas estão ansiedade, estresse e insônia. Outro dado alarmante é que 28% dos entrevistados afirmaram que sofrem ou que já sofreram com depressão em algum momento da vida.

 

Os alunos também têm padecido de problemas emocionais, principalmente os adolescentes. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) (2), realizada com estudantes de 13 a 17 anos, problemas como ansiedade, solidão e insônia impactam a vida dos adolescentes. O bullying é também relatado como uma prática que causa muito sofrimento. Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) (3), um em cada dez estudantes brasileiros é vítima frequente de bullying nas escolas, enquanto que a pesquisa Temperamento (4) demonstrou que 50% deles já passaram por alguma experiência nesse sentido.

 

A automutilação é também um caso preocupante que vem aumentando nos últimos anos, particularmente com adolescentes do sexo feminino (5). Já conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) (6), o suicídio está entre as principais causas de morte de jovens de 15 a 19 anos em todo o mundo.

 

Outro dado alarmante é o aumento da violência nas escolas. Segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (7), realizada com mais de 100 mil professores e diretores em vários países, o Brasil lidera o ranking da violência contra professores, com o pior índice do mundo.

 

 

Como o Cíngulo pode ajudar a sua escola

 

Com uma abordagem inovadora de terapia guiada, o Cíngulo pode ser usado como apoio emocional para professores, coordenadores pedagógicos, diretores e alunos do Ensino Médio. Para os adolescentes, o aplicativo ajuda na saúde mental como um todo, podendo levar à prevenção e redução de bullying, ansiedade, depressão, automutilação e suicídio. Esse tipo de intervenção direcionada aos adolescentes é considerada a estratégia com melhor impacto (8).

 

O  Cíngulo é resultado de mais de 15 anos de pesquisa científica e conhecimento clínico sobre a mente humana de nossa equipe de psiquiatras doutores em neurociências. O aplicativo traz as melhores abordagens da psicologia moderna e de metodologias de desenvolvimento pessoal.

 

Com o Cíngulo, a sua escola pode medir as dificuldades emocionais e comportamentais da equipe pedagógica e dos alunos do Ensino Médio, oferecendo uma solução eficaz, privada e barata para melhorar da ansiedade, estresse e insegurança, entre outros problemas emocionais.

 

Desenvolvendo competências socioemocionais

 

Com o uso do Cíngulo, diversas competências socioemocionais são estimuladas e aprendidas, entre elas: resiliência, equilíbrio emocional, atitude, ânimo, autoconfiança, empatia, flexibilidade, comunicação eficaz, capacidade de resolver problemas, aumento da consciência e abertura a novas experiências. Como consequência, tem-se o aumento do bem-estar emocional, com professores e alunos mais saudáveis, bem adaptados e engajados com a escola.

 

Conteúdos do Cíngulo

 

• Autoavaliações: testes periódicos e cientificamente validados para acompanhar o estado emocional e ver a evolução da equipe pedagógica e dos alunos.

 

• Sessões diárias de autoconhecimento: conteúdos para cuidar da ansiedade, estresse, autoestima, insegurança, medo, foco, atitude, e muito mais. O app também traz sessões guiadas de meditação.

 

• SOS: técnicas eficazes para resolver rapidamente crises emocionais agudas, com práticas que também ajudam com problemas de insônia.

 

• Diário emocional: um espaço para anotar os bons e os maus momentos, e refletir sobre o aprendizado do dia.

 

Se você tem interesse em soluções inovadoras e qualificadas para essas questões na sua escola, entre em contato conosco.

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.