Transtorno de Ansiedade: saiba como identificar

transtorno de ansiedade

A ansiedade é a mente indo mais rápido que a vida.

Vivemos em uma sociedade que dá notas para o desempenho a toda hora. 

Grande parte da educação escolar usa essa estratégia como base da sua filosofia e da sua prática. 

Essa abordagem tem efeitos colaterais, como fracassar em não atingir nota mínima e fracassar em não atingir nota máxima. 

Também não é incomum que a preocupação com a imagem perfeita se torne uma obsessão. Não é à toa que nas redes sociais o grande valor é a imagem, o que pode nos levar a uma exaustiva seleção das fotos que representam o melhor de nós. 

O problema não são esses fatos em si, mas a maneira como os interpretamos. Por isso, no post de hoje, você vai entender o que é ansiedade e sua relação com as redes sociais, quando ela se torna prejudicial, além de um caso de ansiedade e abordagens para amenizá-la e eliminá-la. Vamos lá?

Quando a ansiedade se torna prejudicial

A ansiedade se torna prejudicial quando permanece em nós a maior parte do tempo, quando não conseguimos relaxar, não aguentamos esperar, sofremos por antecipação ou descontamos na comida. 

Quando estamos ansiosos tendemos a nos concentrar muito no futuro e deixamos de viver o presente.

Transformamos a ansiedade em inimiga quando as forças dentro de nós nos prejudicam. Isso também acontece quando a ansiedade traz uma falsa sensação de segurança e nos apegamos a ela, quando tememos enfrentar os nossos medos, sem nos permitir questionar se eles são reais ou imaginários. 

Um exemplo de transtorno de ansiedade

Veja a história de Alice. 

Ela tinha terminado de colar grau na universidade e havia sido chamada para a seleção em um emprego que ela queria muito. 

“E se eles não gostarem de mim ou pensarem mal de mim?” – era um de seus pensamentos, com mais outros tantos que lhe tiravam o sono. 

Enfrentar ou desistir? Assim, iniciava um conflito interno nos pensamentos de Alice. Uma disputa entre ela e ela mesma, em que ela sempre perdia. Perdia o sono, perdia as energias, perdia a saúde, perdia a oportunidade de viver o agora, sempre preocupada com o que podia acontecer de ruim naquela avaliação, como se nada mais importasse. 

Qualquer que fosse a escolha de Alice, ela teria perdas. Enfrentar a situação lhe traria todos os incômodos fisiológicos da ansiedade que ela sempre sentia quando era avaliada. Desistir lhe traria os sentimentos de impotência, incapacidade e insuficiência. 

Transtorno de ansiedade e o medo

Quantos de nós muitas vezes nos limitamos por conta do medo, da preocupação com o que o outro vai pensar a nosso respeito, o medo do desconhecido, o medo de coisas que criamos a partir da nossa imaginação?

Isso mesmo! A ansiedade tem sim uma função, que é nos preparar para vivenciar algo novo, algo desconhecido, para que tenhamos mais cautela e atenção. O problema está quando, em vez de cautela e atenção, temos medo e paralisação, a ponto de não conseguir reagir frente aos novos desafios. 

Quando a ansiedade deixa de ser adequada ao contexto, ela passa a se manifestar como:

  • uma percepção aumentada de riscos, problemas e perigos; 
  • uma percepção reduzida dos nossos próprios recursos; 
  • expectativas e exigências altas;
  • medo do futuro; 
  • necessidade de controle;
  • conflitos internos;  
  • emoções contidas;
  • sintomas físicos como tremor, suor frio, tensão muscular e palpitação.

Perceba que o problema não está no fato que nos deixa ansiosos, mas sim na nossa percepção e reação a ele. 

Enquanto Alice mantinha seu pensamento em tudo de ruim que imaginava acontecer, sentia terríveis sensações fisiológicas: seu coração ficava acelerado, sua barriga começava a doer, suas mãos ficavam geladas e sua respiração ficava rápida e curta. 

Alice começava a imaginar como seria se passasse mal durante a entrevista, que não era boa o suficiente e colocaria tudo a perder. Quando pensava em desistir, ela se sentia péssima, impotente, frágil, incapaz e insuficiente. Todos esses conflitos geravam mais ansiedade a ponto de prejudicar o seu dia a dia mesmo antes da seleção começar.  

O transtorno de ansiedade

Quando estamos ansiosos a maior parte do tempo, é difícil pensar que podemos viver sem toda essa tensão, sem esses conflitos internos e sem essa insegurança. 

Quem está ansioso constantemente tende a interpretar contextos triviais de forma superdimensionada e negativa. Por isso, a dificuldade em relaxar. 

Assim, as reações são desproporcionais ao ambiente. Até esperar alguns minutos pode ser difícil. 

Essas características não surgiram do nada. Elas ganharam força a partir de experiências difíceis que passamos ao longo da vida em que ficamos expostos, impotentes e desamparados. 

O excesso de ansiedade é um dos grandes problemas da humanidade, impactando um número cada vez maior de pessoas. 

Já foram desenvolvidas abordagens muito eficazes para amenizar e até eliminar a ansiedade, mas pouca gente tem acesso a esse conhecimento. Esse conteúdo está ao seu alcance nas sessões de Ansiedade do aplicativo Cíngulo. 

Felizmente, agora você vai poder agir nas suas raízes mais profundas e lidar de um jeito diferente com o que te perturba, para conquistar uma vida mais plena, tranquila e confortável. 

Essa é sua missão, e uma missão só começa quando seu objetivo estiver claro. 

Resumindo o Transtorno de Ansiedade

  • Quando nos atemos somente ao resultado máximo de desempenho e à imagem, há mais espaço para as falhas e as faltas do que para o êxito.
  • Nos questionarmos se nossos medos são reais ou imaginários e enfrentarmos pode nos ajudar a desapegarmos da ansiedade. 
  • A ansiedade pode promover muitas perdas, dentre elas deixar de viver o agora, o hoje. 
  • Já existem abordagens capazes de amenizar e até eliminar a ansiedade, você pode encontrá-las no Cíngulo.

Sobre o Cíngulo

Mesmo após identificar o transtorno de ansiedade é importante encontrar um aliado que esteja com você quando mais você precisar.

Diferente dos conteúdos de autoajuda, apps de meditação e psicoterapia convencional, o Cíngulo é um aplicativo de terapia guiada que oferece o melhor da psicologia moderna e promove o bem-estar emocional de modo eficaz, privado, rápido e acessível.

Sejam nos dias bons ou nos dias ruins, o Cíngulo acompanha você em todos os momentos e pode ajudar a superar os problemas emocionais que mais atrapalham a sua vida.

Para baixar o App, clique no banner abaixo, ou aponte a câmera do seu celular para um dos QR Codes:

Baixe o App

Share:

Artigos relacionados