Cultura people centric: entenda o que é

Cultura-People-Centric-entenda-o-que-e

A cultura people centric é um novo modelo organizacional que visa melhorar os resultados da empresa com base no entendimento sobre a  importância de cada colaborador. 

Junto a um modelo de gestão eficiente, essa estratégia pode transformar totalmente o ambiente de trabalho, criando processos mais positivos para os colaboradores.
Hoje vamos falar mais sobre o que significa de fato a cultura people centric, qual sua importância para o mercado e como aplicar essa técnica em seu negócio. Confira!

O que é a cultura people centric?

A cultura people centric é caracterizada como um modelo de liderança no qual os gestores reconhecem a importância de atender as necessidades de capacitação e de condições de trabalho dos colaboradores. 

Por isso, os membros da equipe se tornam o centro das ações para toda e qualquer decisão que precisa ser tomada dentro da instituição. 

Isso não significa que os objetivos e metas devem ser deixados de lado, e sim que eles devem estar alinhados de acordo com as necessidades dos clientes e dos colaboradores. 

Outro ponto importante é a ligação entre a satisfação dos colaboradores e dos clientes. Ao perceberem que seu bom trabalho está sendo reconhecido fora da empresa, os funcionários se sentem mais motivados a entregar um bom trabalho, enquanto os clientes, por serem bem atendidos, fidelizam-se mais rápido ao seu negócio.

Qual a importância da cultura people centric?

Colocar os colaboradores como centro das ações do seu negócio vai motivá-los a trabalhar por prazer e não apenas por obrigação. 

Veja abaixo a importância e algumas vantagens dessa estratégia:

Melhora a imagem da empresa no mercado

Trabalhar de acordo com a cultura people centric melhora a imagem da empresa para o mercado, clientes e colaboradores.

Isso acontece por conta do cumprimento de importantes papéis sociais da instituição em relação aos membros da sua equipe e no tratamento das necessidades dos consumidores.

Atuação de acordo com as tendências de mercado

Com o passar do tempo, as empresas estão cada vez mais entendendo que investir nas necessidades dos colaboradores melhora os resultados finais da organização. 

Segundo uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx), as empresas brasileiras são as melhores para se trabalhar. 

Além disso, o estudo apontou outros dados interessantes: 

  • 79% das organizações investem em palestras sobre saúde mental 
  • 42% dão apoio psicológico para os colaboradores 
  • 39% fazem monitoramento periódico dos colaboradores 
  • 34% treinam os líderes para que possíveis problemas sejam identificados e solucionados

Prontos para receber as novas gerações

Para jovens profissionais, um dos fatores mais importante para querer entrar em uma empresa ou não é o match cultural e o que a organização pode oferecer para o crescimento da sua carreira. 

De acordo com a pesquisa The Deloitte Global 2022 Gen Z and Millennial Survey, as gerações Z e millennial procuram por oportunidades de trabalho que permitam ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 
Por isso, empresas que praticam a cultura people centric têm mais chances de conquistar jovens talentos.

Como criar a cultura people centric na empresa?

Qualquer empresa pode praticar a cultura people centric melhorando a tecnologia, as metodologias e os processos com o objetivo de motivar seus colaboradores

Pode parecer complexo, mas a cultura people centric é bem simples. 

Confira algumas dicas a seguir.

Coloque as pessoas em primeiro lugar

Quanto mais simples e bem estruturado for o fluxo de trabalho, mais fácil será para a equipe entender a rotina da organização. 

Para isso, procure conhecer as habilidades individuais de cada um e promova um modelo de gestão focado nos potenciais e capacidades da equipe para alcançar resultados melhores.

Crie a sensação de pertencimento

Para que a cultura people centric realmente dê certo, é preciso que todos os colaboradores entendam e pratiquem essa estratégia no dia a dia.
Uma boa dica é estar sempre disposto a ouvir os sentimentos e as necessidades de cada colaborador. Assim, eles vão sentir que fazem parte das mudanças da empresa, sendo mais fácil tomar boas decisões e entender o que deve ser feito para melhorar o clima organizacional.

Pratique a cultura people centric todos os dias

Para que a cultura people centric seja uma estratégia eficaz, é preciso que as novas práticas adotadas estejam alinhadas com a importância de valorizar as individualidades de cada colaborador. 

Sendo assim, alguns pontos fundamentais dentro dessa estratégia são: 

  • Realizar pesquisas de satisfação 
  • Oferecer plano de carreira e desenvolvimento individual 
  • Promover um ambiente de trabalho mais flexível 
  • Apostar em cultura de diversidade 
  • Oferecer benefícios flexíveis para os colaboradores 

Praticar a cultura people centric é algo que vai trazer benefícios para a empresa e para todos os colaboradores. É importante que essa estratégia seja contínua e seja transmitida claramente para os envolvidos.


Gostou do nosso conteúdo? Fique atento ao nosso blog e redes sociais e não perca nenhuma dica sobre tendências em gestão humanizada!

Share:

Artigos relacionados

Entre em contato conosco