A crise de ansiedade é uma situação onde a pessoa sente uma sensação muito grande de angústia, nervosismo e insegurança. Somado a isso, também há a impressão de algo muito ruim e que foge do controle de todos vai acontecer.
Além dos sintomas psicológicos, também há sintomas físicos causados pela crise de ansiedade. Alguns exemplos são aumento dos batimentos cardíacos, formigamento no corpo e sensação de leveza na cabeça.
É comum que a crise de ansiedade aconteça devido a alguma situação de grande estresse, como exames de saúde, apresentação para muitas pessoas ou pessoas importantes, sofrer a perda de uma pessoa querida, etc.
A crise de ansiedade pode diminuir com algumas técnicas. Um exemplo é fechar os olhos e tentar respirar profundamente e de forma lenta durante alguns minutos. Com o tempo, a frequência cardíaca e a respiração ofegante vão se acalmando e normalizando, até a sensação passar por completo.
Porém, quando conhecemos bem a crise de ansiedade, seus sintomas e causas, podemos prevenir usando o autoconhecimento.
Nesse texto, vamos abordar esse assunto com mais detalhes. Acompanhe.
Quais são os principais sintomas da crise de ansiedade?
Na maioria dos casos, podemos observar os principais sintomas:
- Sensação muito forte de que algo ruim está prestes a acontecer
- Pensamentos irracionais
- Batimento cardíaco acelerado
- Formigamento no corpo
- Sensação de leveza na cabeça
- Dor no peito
- Transpirar em excesso
- Náuseas
- Tremores
- Sensação de falta de ar
É comum que esses sintomas sejam desencadeados por conta de uma situação estressante. Essas situações variam de pessoa para pessoa, mas pode acontecer por conta de uma apresentação em público, precisar conversar de um assunto delicado com alguém, entre outros acontecimentos do dia a dia.
Nesses casos, há um aumento do hormônio da adrenalina na corrente sanguínea. Esse fenômeno é normal quando estamos prestes a passar por um momento importante. Mas, se isso acontecer com frequência, pode ser um caso de transtorno de ansiedade generalizada, problema de saúde que deve ser tratado com profissionais qualificados, e para alguns pacientes, uso de remédios.
Como saber se estou prestes a ter uma crise de ansiedade?
Antes de ocorrer de fato, a crise de ansiedade dá alguns alertas, como:
- Se sentir nervoso, ansioso ou no limite
- Se cansar com facilidade
- Dificuldade em adormecer ou acordar diversas vezes durante a noite
- Pensar em suas preocupações frequentemente
- Dificuldade de relaxar
- Não conseguir ficar parado por muito tempo
- Se sentir irritado ou chateado com facilidade
- Sentir medo como se algo de ruim fosse acontecer
O que pode causar uma crise de ansiedade?
Como já mencionamos, as causas para a crise de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa e seus momentos de vida. Geralmente, o problema pode ser desencadeado devido a esses acontecimentos:
- Situações estressantes: pressão no trabalho, escola ou faculdade, problemas financeiros, falar em público, sofrer a perda de alguém importante, entre outros
- Transformações na vida: formatura na escola ou faculdade, casamento, emprego novo, demissão, aposentadoria, terminar um relacionamento ou começar um novo, ter um filho, etc
- Receber um diagnóstico de uma doença grave, como câncer, esclerose múltipla ou diabetes. Nesse caso, o diagnóstico pode ser da pessoa ou de uma pessoa próxima
- Ter sintomas de doenças como infarto ou hipoglicemia
- Doenças, como hipertireoidismo ou arritmia cardíaca, que impacta nos batimentos do coração
- Consumo de bebidas com cafeína em excesso, como café, chá preto e chá verde
- Abuso de drogas, como cocaína e anfetaminas
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Outro ponto importante é que pessoas que sofrem de algum problema neuropsiquiátrico estão mais propensas a terem uma crise de ansiedade. Alguns exemplos são síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno obsessivo-compulsivo.
Como evitar a crise de ansiedade?
Antes de dar algumas dicas para evitar a crise de ansiedade, é importante destacar que se a gravidade e frequência dos sintomas estiverem altas, o mais indicado é procurar um profissional da saúde para cuidar da sua saúde mental.
As dicas abaixo servem para reduzir os sintomas e impedir que a crise de ansiedade de fato aconteça:
- Tente manter a respiração lenta, inspirando pelo nariz e expirando pela boca
- Beba um chá para acalmar de sua preferência, como camomila, valeriana ou tília
- Não guarde suas emoções. Chore se tiver vontade ou converse com alguém com quem você se sinta confortável para falar sobre o que você está sentindo
- Descanse a mente evite estímulos visuais, como ficar mexendo no celular ou assistindo televisão
- Dedique um tempo da sua rotina para fazer alguma atividade física que você goste. Além de distrair sua mente da situação que está causando ansiedade, os exercícios aumentam a produção de neurotransmissores que ajudam na sensação de bem-estar e relaxamento.
O que fazer durante uma crise de ansiedade?
Quando a pessoa está passando por uma crise de ansiedade, é preciso que ela tenha acesso a estímulos que irão proporcionar calma e relaxamento para ela.
O aplicativo Cíngulo, por exemplo, é uma ferramenta digital que proporciona bem-estar e cura emocional. Dentro dele, você encontra algumas sessões de aprendizado, como estresse, autoestima, insegurança, e claro, ansiedade.
Na trilha de ansiedade, por exemplo, você encontra alguns ensinamentos:
- O suficiente: para uma visão mais abundante de si e do mundo
- Ligar e saber desligar: como desacelerar e se conectar mais consigo
- As emoções escondidas: em busca dos sentimentos não autorizados
- A ambivalência: para superar conflitos e escolher melhor
- Os medos aprendidos: para reverter a resposta frente ao que se teme
- Dos pensamentos à consciência: como deixar de ver problemas onde não existem
- Da rigidez à flexibilidade: para mudar padrões de comportamento
- A conquista da paz: para expandir ainda mais a serenidade dentro de você
Além das sessões específicas sobre ansiedade, você também tem acesso às técnicas SOS, que podem te ajudar a reduzir sintomas de ansiedade, estresse, irritação, insegurança, desânimo, insônia, culpa e falta de atenção.
A Técnica SOS para ansiedade chamada “Onda de Tranquilidade” é capaz de fazer alguém se acalmar em poucos minutos, diminuindo os sintomas da crise de ansiedade.
Para baixar o App, basta clicar no banner abaixo ou apontar a câmera para o QR Code: