Hoje em dia, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança podem ajudar as empresas a se desenvolverem em seu mercado de atuação.
É por isso que cada vez mais ouvimos falar sobre ESG. Mas você sabe o que esse termo significa?
De forma resumida, ESG é o conjunto de diretrizes e recomendações que determinam boas práticas ambientais, sociais e governamentais dentro das empresas. Assim, não só os negócios serão beneficiados, como também toda a sociedade.
Segundo a consultoria BCG, empresas que adotam essas práticas percebem vários impactos positivos na rotina, como aumento do lucro e melhorias em seu valor de mercado com o passar do tempo.
Assim, podemos entender que as empresas que se comprometem com a ESG acabam vendo impactos sustentáveis na operação, economia e gestão de riscos, o que otimiza os resultados.
Hoje, vamos falar mais sobre o que significa ESG na prática e quais são as vantagens em ter essas práticas aplicadas ao seu negócio. Confira!
O que é ESG?
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que em português significa ambiental, social e governança. É a medida usada para avaliar as práticas das ações voltadas para esses fins dentro de uma empresa.
Dessa forma, é possível identificar o que a organização está fazendo para diminuir os impactos no meio ambiente, construir um mundo com menos injustiça e mais responsável, além de manter processos administrativos eficazes.
Atualmente, esse parâmetro também está sendo usado no mundo dos investimentos. Cada vez mais, os princípios de sustentabilidade funcionam como norte para as empresas com boas práticas, além de seus índices financeiros.
Para que ESG serve?
O principal objetivo das iniciativas ESG é oferecer a direção certa para que as empresas coloquem em prática seus princípios de impacto ambiental, esforços anticorrupção, direitos humanos e de trabalho, sem deixar o lucro de lado.
Assim, é possível perceber quais são os pontos positivos e negativos dentro da operação da empresa e usar as práticas para gerar benefícios que impactem o âmbito social e ambiental.
Outro ponto é que as práticas ESG ajudam a concretizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU em 2012.
Como as estratégias ESG podem ser praticadas nas empresas?
Os três fatores base dos princípios ESG mostram o nível de comprometimento de uma empresa em relação a uma operação mais sustentável em termos ambientais, sociais e governamentais.
Como já explicamos, cada letra da sigla ESG tem um significado diferente e estipula algumas práticas de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU.
São elas:
Environmental (ou ambiental)
A letra E está relacionada a práticas referentes à conservação do meio ambiente. Entre os exemplos, podemos citar:
- Aquecimento global;
- Emissão de carbono;
- Poluição de ar e água;
- Biodiversidade;
- Desmatamento;
- Eficiência energética;
- Gestão de resíduos;
- Escassez de água.
Social
A letra S é referente ao modo como a empresa trata as pessoas que tenham alguma relação com ela, como por exemplo:
- Garantir a satisfação dos clientes;
- Proteger dados e privacidade;
- Promover a diversidade na equipe;
- Engajar os funcionários;
- Manter um bom relacionamento com a comunidade;
- Respeitar os direitos humanos e as leis trabalhistas.
Governance (ou governança)
Por último, a letra G diz respeito à administração da empresa como um todo. Veja alguns exemplos:
- Composição do conselho;
- Estrutura do comitê de auditoria;
- Conduta corporativa;
- Remuneração dos executivos;
- Relação com entidades do governo e políticos;
- Existência de um canal de denúncias.
Como a empresa pode começar a aplicar práticas ESG?
O ponto positivo de iniciar as práticas ESG na sua empresa é que não apenas a organização vai colher os benefícios, como também o meio ambiente e a sociedade. Além disso, essas estratégias têm chamado a atenção de importantes investidores do mercado.
Confira algumas práticas simples para iniciar sua estratégia ESG:
- Crie um planejamento de medidas sustentáveis de impacto social e ambiental;
- Defina alguns indicadores chaves de desempenho (KPIs) para tomada de decisões. Assim, além de planejar as novas medidas, você também poderá medir sua eficiência no futuro;
- Incentive uma cultura organizacional mais preventiva;
- Tenha líderes engajados em relação às medidas sustentáveis;
- Compartilhe as novas medidas ESG para funcionários, clientes e investidores.
Como o Cíngulo pode ajudar nesse processo?
Uma das formas de praticar estratégias ESG na empresa é investindo na saúde mental dos colaboradores. Esta iniciativa se enquadra no S de social, que detalhamos acima.
O Cíngulo pode ser seu parceiro nesta jornada. Oferecemos um sistema integrado de saúde mental para as organizações. Nele, seus colaboradores terão técnicas e ferramentas voltados para avaliação, autocuidado, acolhimento, orientação e cuidados avançados e resolutivos.
O aplicativo do Cíngulo, que é o pilar digital, possui mais de 3 milhões de downloads, aproximadamente 270 mil avaliações e nota 5 estrelas nas duas lojas de apps, Google Play e App Store. É uma ótima ferramenta para quebrar barreiras ao cuidado mental, além de resolver casos moderados.
A psicóloga de referência, o segundo pilar da solução, por meio da tecnologia, identifica e acolhe os colaboradores da empresa, resolvendo cerca de 85% dos casos com agilidade.
Por fim, os psicólogos treinados pelo Dr. Diogo Lara atuam de forma resolutiva nos casos mais graves e que necessitam de um cuidado maior.
Se você tiver interesse na solução integrada do Cíngulo, preencha o formulário abaixo e solicite o contato de um especialista!