O filósofo Sócrates, já na Grécia Antiga, acreditava que a vida não examinada não vale a pena ser vivida. Dessa ideia nasceu seu mandamento filosófico baseado na frase “Conhece a ti mesmo.”
As pessoas têm procurado aprender mais sobre autoconhecimento. Esse desejo mostra a necessidade do indivíduo conhecer melhor como surgem seus hábitos, motivações e medos. Assim, fica mais fácil lidar com possíveis medos e desafios que a vida nos impõe.
Além disso, analisar sinceramente a nossa realidade gera mais segurança para correr atrás do que queremos para o nosso futuro, mesmo que para isso seja preciso lidar com aspectos desagradáveis.
Afinal, para tornar realidade aquilo que sonhamos demanda trabalho mental para permitir que o nosso íntimo venha à tona.
Hoje, vamos abordar a fundo o tema autoconhecimento, mostrando os benefícios de praticar esse exercício que nos ensina a abraçar por completo quem realmente somos. Confira!
O que é autoconhecimento?
Algumas pessoas acreditam que todo mundo nasce com a capacidade de autoconhecimento, envolvendo saber seus gostos pessoais, motivações e defeitos.
Mas o autoconhecimento é muito mais do que isso. Ele envolve a consciência da nossa essência como indivíduos.
Por isso, vai muito além de conhecer apenas nossos defeitos e qualidades. O autoconhecimento nos permite saber mais sobre nossos medos, o que desejamos alcançar, como estamos caminhando para isso e como reagimos quando algo não sai como o esperado.
Em outras palavras, podemos entender o autoconhecimento como a forma como criamos nossa felicidade e nos desenvolvemos perante a frustração e a decepção. Quando esses termos ficam claros, é mais fácil conhecer a fundo nossa personalidade.
Quais são as vantagens do autoconhecimento?
Uma das grandes vantagens do autoconhecimento é poder viver sem ser vítima da vida, afastando medo ou culpa por erros do passado ou por acontecimentos que não conseguimos compreender da forma correta no momento.
Dessa forma, é possível diminuir a ansiedade, melhorar a capacidade de tomada de decisão, respeito próprio, manter a harmonia nos relacionamentos, fazer escolhas mais inteligentes e ter mais gosto pela vida.
É por isso que o autoconhecimento vem se tornando um dos aspectos principais para melhorar o desempenho no mercado de trabalho ou no empreendedorismo. Isso acontece porque o desenvolvimento profissional é consequência do desenvolvimento pessoal.
É possível medir o nível de autoconhecimento?
Existem alguns questionários formais que podem medir o nível de autoconhecimento de um indivíduo. Porém, o mais indicado é realizar uma análise mediada por um psicólogo.
Esse profissional irá te ajudar a identificar a sua reação emocional perante os acontecimentos da sua rotina. Assim, você entenderá que o nível de autoconhecimento não é uma métrica que possa gerar vaidade ou ego, e sim te ensinar como você reage aos fatos.
Dessa forma, você passará a se julgar menos e vai compreender o quanto seus pensamentos e ações podem ser influenciados por acontecimentos externos, assim como vai aprender a ter controle sobre isso.
Por que investir em autoconhecimento?
Descobrir mais sobre si mesmo(a)
Você já parou para pensar em todas as informações que ainda não sabe sobre si mesmo(a)?
Quando praticamos o autoconhecimento, colocamos em evidência todas as nossas experiências, características, qualidades e defeitos.
Assim, fica mais fácil identificar os aspectos que podem estar atrapalhando seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de saber os traumas que estão te impedindo de viver uma vida melhor.
Manter uma rotina mais consciente
A rotina cada vez mais atribulada nos demanda a capacidade de lidar com uma grande quantidade de informações, tarefas, deveres e compromissos diários.
Para conseguir lidar com tudo isso, é preciso ter motivação, autoconfiança e, claro, autoconhecimento.
Enxergar seus pontos fortes e fracos, suas conquistas e seu propósito de vida com consciência vai te ajudar a enfrentar esses desafios com mais tranquilidade, além de facilitar a tomada de decisão, quando necessário.
Primeiro passo para o sucesso
Durante o processo de autoconhecimento, descobrimos mais sobre nossas habilidades, qualidades, defeitos e potenciais.
Nesse momento, temos a oportunidade de expandir nossos limites e melhorar os pontos fracos. No mercado de trabalho, pessoas que sabem usar seus próprios recursos se destacam dos demais e têm mais chances de assumir cargos de liderança.
Ajuda no planejamento pessoal
Quando você tem conhecimento sobre os seus recursos e sabe bem onde deseja chegar, seu planejamento pessoal se torna mais consistente.
O autoconhecimento é uma ótima ferramenta para ajudar a estipular metas de curto, médio e longo prazos. Aproveite para organizar a sua vida, otimizar seu tempo e realizar seus maiores sonhos!
Equilíbrio emocional e espiritual
Podemos caracterizar o autoconhecimento como encontro consigo mesmo(a). A capacidade de olhar para si e encontrar tudo de forma clara e sincera. Alcançar o equilíbrio entre sentimentos e emoções. Saber respirar, refletir e agir de maneira consistente, independente da situação.
Quem não quer isso para sua vida?
Resumindo
Hoje, aprendemos que autoconhecimento não é algo que nasce em todas as pessoas. Além disso, essa ferramenta é fruto de escolhas específicas dentro da realidade de cada indivíduo.
Mesmo que pareça uma aptidão, o autoconhecimento pode sim ser desenvolvido. Em sua essência, ele nada mais é do que um exercício diário que envolve se reconhecer como um eterno aprendiz de si mesmo e do mundo.
O Cíngulo sabe da importância do autoconhecimento na vida das pessoas. Por isso, criou um aplicativo de terapia digital que oferece sessões de terapia, técnicas e exercícios para que você consiga buscar respostas dentro de você para alcançar o que deseja para o seu futuro.
Baixe o app, faça o teste de perfil emocional e dê o primeiro passo rumo ao autoconhecimento!