Os problemas de saúde mental são um dos principais desafios de saúde na atualidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia da Covid-19 criou uma crise de saúde mental em todo o mundo. A estimativa é que os casos de ansiedade e de depressão aumentaram em torno de 25%, ao passo que muitas iniciativas de tratamento foram interrompidas.
No caso brasileiro, os dados são alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e fica em quinto lugar em número de casos de depressão.
As organizações também são afetadas por esse contexto de aumento de problemas de saúde mental. A Isma-BR divulgou uma pesquisa apontando que nove em cada dez trabalhadores brasileiros apresentam algum sintoma de ansiedade, sendo que 47% sofrem de algum nível de depressão e, em 14% dos casos, a doença é recorrente.
Segundo o Dr. Diogo Lara, psiquiatra, neurocientista, ex-professor titular da PUC-RS, pesquisador com 160 artigos e 4 livros publicados, e cofundador do Cíngulo Blended Care, cerca de 30% dos colaboradores de qualquer empresa têm algum problema de saúde mental, mas somente 5% a 8% fazem algum tipo de tratamento.
As consequências podem ser desastrosas para os indivíduos e também para as organizações, que precisam de colaboradores engajados, criativos e produtivos.
7 tendências em saúde mental
O Dr. Diogo Lara listou as principais tendências em saúde mental para 2023. Confira, a seguir, quais são e algumas dicas para aplicá-las em sua empresa.
- Redução do estigma social em relação à saúde mental, com cada vez mais figuras públicas reconhecendo seus problemas e falando sobre suas condições.
- Compreensão maior do impacto da saúde mental nas condições físicas e na saúde como um todo.
- Com o aumento de problemas de saúde mental, as empresas e demais organizações têm a necessidade de adotar práticas de prevenção e intervenção precoce. Confira algumas ações práticas para garantir o bem-estar do colaborador.
- Operadoras de saúde com mais necessidade de ter soluções digitais que complementem os serviços de atendimento, visando a prevenção de casos e a maior resolutividade.
- Aumento da conscientização do adoecimento dos adolescentes e do impacto da tecnologia e das redes sociais na saúde mental desse grupo de pessoas, o que leva à necessidade das escolas adotarem programas de saúde mental.
- Terapia digital cada vez mais reconhecida como uma solução viável, eficaz e de baixo custo. O aplicativo de saúde mental mais bem avaliado do mundo pode ser aliado da sua empresa: a terapia digital do Cíngulo é focada em cuidar da saúde emocional do usuário de forma eficaz com base em abordagens psicológicas e neurocientíficas avançadas e eficientes. Hoje, mais de 3 milhões de pessoas já experimentaram esse método e se surpreenderam com as mudanças na sua vida pessoal e profissional.
- Crescente comprovação científica da terapia assistida com psicodélicos no tratamento de casos graves, como a psilocibina para a depressão e o MDMA para transtornos de estresse pós-traumático.
Conheça a melhor rede integrada de cuidados da mente para empresas
A sua organização pode contar com o Cíngulo Blended Care, uma rede integrada de cuidados da mente com base em quatro pilares: terapia digital, psicólogas de referência, programas de psicoterapia e gestão da população.
Além da excelência em terapia digital do app Cíngulo, oferecemos às organizações psicólogas de referência com foco em atenção primária, com um cuidado preventivo e humanizado, programas especializados com profissionais treinados e um sofisticado mapeamento da saúde mental dessas populações.
Blended Care é o cuidado combinado entre o melhor do digital e o melhor do acompanhamento humano, que se complementam e multiplicam a efetividade e os resultados para todos.
Ficou interessado em nossa solução? Preencha o formulário e aguarde um de nossos consultores entrar em contato!